Cimeira Mundial da OIT sobre o impacto da COVID-19 no mundo do trabalho

A Organização Internacional do Trabalho dará início, hoje dia 1 de julho, ao primeiro dia da Cimeira Mundial online sobre o impacto da COVID-19 no mundo do trabalho.

A Cimeira, transmitida online, está organizada em dois blocos. No dia 1 e 2 de Julho têm lugar as discussões tripartidas regionais (Estados Árabes; Europa e Ásia Central; Ásia e Pacífico; África; e Américas). Nos dias 7, 8 e 9 de Julho decorrem as discussões globais.

A discussão regional focada na Europa e Ásia Central está agendada para amanhã, dia 1 de Julho, pelas 14h (CET), 13h em Portugal e conta com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho. O programa está disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—europe/—ro-geneva/documents/meetingdocument/wcms_749070.pdf

Por sua vez, entre os dias 7 e 9 de Julho, decorrem os eventos globais: no dia 7 de Julho serão transmitidos os principais momentos dos eventos regionais (a par de entrevistas com dirigentes da OIT e vídeos das respostas da OIT à pandemia); o dia 8 de Julho contará com intervenções de diversos Chefes de Estado e de Governo e proeminentes representantes globais de organizações de empregadores e de trabalhadores (a par de intervenções do diretor-geral da OIT e do secretário-geral das Nações Unidas); e o dia 9 de Julho proporcionará uma reflexão tripartida com base nos contributos/discussões dos dias anteriores.

Esta Cimeira Mundial constituirá uma plataforma de alto nível para representantes dos governos, empregadores e trabalhadores. Constitui uma oportunidade para debater sobre os desafios e respostas dos países e regiões que continuam na batalha contra a pandemia e aqueles que estão a começar o processo de recuperação. Tem também por objetivo compreender a importância e refletir sobre a implementação da Declaração do Centenário da OIT no contexto da atual crise COVID-19.

Consulte a nota documental (em inglês) com informação sobre o contexto e tópicos principais de discussão.

Programa completo disponível em: https://global-summit.ilo.org/en/